Abelhas Termorregulação Da Colmeia

Postado em - 25 de August, 2017 às 12:01:34 - por:

Abelhas – termorregulação da colmeia
Sem falar da temperatura externa, a área de cria da colmeia é mantida entre 34 e 35ºC, ideal para o desenvolvimento das crias. A ocorrência de temperaturas fora dessa faixa pode provocar aumento da mortalidade na colônia, além de defeitos físicos das operárias nas asas ou outras partes do corpo.
             Para baixar a temperatura da colmeia, as abelhas do interior da colônia se distanciam dos favos e se aglomeram do lado de fora da caixa. Algumas ficam posicionadas na entrada do ninho, movimentando suas asas, para direcionar uma corrente de ar para o interior da colmeia. Essa corrente, além de esfriar a colmeia, auxilia na evaporação da umidade do néctar, transformando-o em mel. Se houver duas entradas na colmeia, o ar é aspirado por uma entrada e expelido pela outra. Caso contrário, usa-se parte da entrada para aspirar e outra parte para expelir o ar.
            Se a temperatura do ar estiver muito alta, as operárias coletam água e espalham pequenas gotas pela colmeia e/ou regurgitam pequena quantidade de água, contida abaixo da língua, que será evaporada pela corrente de ar, auxiliando no resfriamento da colônia. Da mesma forma, a umidade evaporada do néctar presta-se a esse fim.
           Quanto à umidade relativa da colmeia, esta se concentra em torno dos 40%. Se ela aumentar muito, com a evaporação do néctar, as operárias imediatamente provocarão uma corrente de ar para o interior da colmeia, na tentativa de diminuir tal umidade.
         No inverno, para aumentar a temperatura do interior do ninho, as abelhas se aglomeram em “cachos". Se a temperatura continuar caindo, as operárias aumentam sua taxa de metabolismo, provocando vibrações dos músculos torácicos, gerando calor. Da mesma forma, ocorre uma troca de posição: abelhas que estão no centro do cacho vão para as extremidades e vice-versa.
Por Andréa Oliveira.
Fontes: Embrapa, USP.
https://www.cpt.com.br/cursos-criacaodeabelhas/artigos/abelhas-termorregulacao-da-colmeia


Compartilhe:  
Facebook_bt Twitter_bt

Comentários


Bt_comment
Fernando de Noronha, 1060 - CEP: 82640-350 - Curitiba - PR - Brasil - Fone: 41 3356 4249 - Fax: 41 33575756
Sua mensagem foi enviada com sucesso!